top of page
Buscar
  • Rayssa Tanache

A ausência de vínculo empregatício com o novo marco legal no franchising

* Por Rayssa Tanache de Freitas, advogada, e Alexandre David Santos, sócio-fundador de Alexandre David Advogados


Dentre as mudanças mais relevantes, destacamos o artigo 1º, que estabelece a ausência do vínculo empregatício. A antiga lei já tratava do tema, no entanto, sem abranger também os funcionários das unidades franqueadas, inclusive durante o período de treinamento.


O tema já havia sido objeto de entendimento pacificado pela jurisprudência e agora recebe reforço legal. No entanto, a exceção ocorre nas hipóteses em que a franqueadora pratica a ingerência na gestão da unidade franqueada, conduta que atrai responsabilidade à franqueadora.


Nesse sentido, fundamental lembrar que a relação de franquia é uma relação empresarial em que não há presunção de hipossuficiência das partes, cabendo ao franqueado o dever de gestão da unidade franqueada.


Como o liame entre a ingerência e o suporte oferecido pela franqueadora é bastante tênue, imperioso que a franqueadora eleja parceiros especializados no franchising, evitando responder por problemas que não são típicos da relação de franquia. Dessa forma, proporcionará mais segurança jurídica ao seu negócio.

23 visualizações0 comentário
bottom of page